Mensagem ao Estudante



Pensava você que eu não estava a par dos traumas que o perturbam? Pois saiba que o acompanho em toda a trajetória da vida estudantil.

Escrevo-lhe porque passei o que você passa e sofri o que você está sofrendo.

Estudar é, na verdade, uma tarefa difícil. Está reservada para as pessoas de firmes ideais.

Entendo a sua decepção por não poder, muitas vezes, corresponder à expectativa do seu professor. Você encontra dificuldades para acompanhar a matéria, mas tudo isto é natural.

Esforce-se o quanto puder, pois não há luz vermelha nos caminhos dos heróis da esperança. A luz verde está sempre a brilhar à sua frente. A estrada é sempre livre e o tempo está a sua disposição.

Congratulo-me com você que alcança aprovação imediata. Isto pode decorrer de um dom natural na apreensão dos conhecimentos que lhe são ministrados. Não podemos nos esquecer, entretanto, de que, não obstante esse dom, nada se consegue nesse campo sem um grande esforço.

Parabéns, a você que tem uma percepção imediata das coisas: Deus assim o quis.

Por sua vez, a vitória está reservada àquele que, com dificuldade, teve a coragem de se perfilar ao lado dos mais aplicados nesta grande tarefa. Isto constitui verdadeiro heroísmo.

Dirijo, também, uma palavra ao estudante que, até agora, não quis assumir um compromisso sério consigo mesmo. Refiro-me àquele estudante que vive só para "colar".

Havia nos tempos antigos, no período da lei e dos Profetas, e bem assim, nos tempos do novo testamento, um classe de homens denominada escribas. Esses homens tinham uma missão toda especial: viviam para copiar os textos sagrados. Os escribas realizavam uma tarefa muito importante e faziam-na legalmente.

Os "escribas" de hoje também vivem para copiar, só que o fazem clandestinamente.

Assuma um compromisso sério consigo mesmo. A vitória, neste caso, lhe será fatal, ainda que demore um pouco, pois, como já afirmei, os caminhos estão sempre abertos e o tempo lhe será favorável.

Olhe para a frente e contemple a luz verde nos caminhos da vida.

Direitos Autorais Reservados
Autor: Idalino Rodrigues de Freitas
Formado em Direito pela U.G.F - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar